Acesse também o blog dos outros cursos Microcamp SP

Diferenças entre o Windows 8 e o Windows 7


26 de março de 2013

Se você tem interesse em trocar de sistema ou está curioso para saber sobre as novidades do Windows 8, você está no lugar certo. Podemos dizer que o Windows 8 teve grandes mudanças em seu visual, com essa febre de Android e tablet, a Microsoft criou um sistema operacional compatível com computadores desktops e tablets. [...]

Se você tem interesse em trocar de sistema ou está curioso para saber sobre as novidades do Windows 8, você está no lugar certo.

Podemos dizer que o Windows 8 teve grandes mudanças em seu visual, com essa febre de Android e tablet, a Microsoft criou um sistema operacional compatível com computadores desktops e tablets.

Sem-Título-1

Tela Inicial do Windows 8

A mudança que observamos logo no início, é a tela de entrada para o sistema operacional. Com um visual diferente, com papel de parede básico, e com o relógio e a data atual. Basta o usuário clicar em qualquer parte da tela e digitar a senha para acessar o Windows 8.

Menu Iniciar (Metro)

Para quem está acostumado com o velho botão iniciar vai perceber que ele sumiu. Essa é a maior diferença entre o Windows 7 e 8. Agora temos a interface chamada Metro, como mostra na figura 1. Tem um formato de vários blocos, cada um com uma função específica. Por isso que podemos utilizar o sistema operacional nos tablets.

figura-1

 

Interface Desktop

Mas quem está acostumado com a interface do Windows 7, não se preocupe, o Windows 8 possui uma interface que se chama “Iniciar Simplificado”, um bloco que faz parte do novo botão iniciar do Windows 8.

Também poderá utilizar as teclas de atalho WIN + W, como mostra na imagem 2. Veja também no nosso post.

figura-2

Nele podemos encontrar algumas ferramentas de sistema como o painel de controle, o Gerenciador de Tarefas, o Prompt de Comando e outras.

Windows Explorer

Não teve grandes mudanças em relação à pasta Windows Explorer. Ele ainda tem a mesma interface do anterior. O que encontramos de diferente e que ele inicia diretamente da pasta “Applications”. É uma nova pasta de sistema que o usuário com certeza irá utilizar bastante, por causa da ausência do Menu Iniciar. A imagem 3 mostra uma comparação entre o Windows Explorer do Windows 7 e do Windows 8.

figura-3

 

Pesquisa

A nova caixa de pesquisa do Windows 8 é mais simples e direta, olhando na Imagem 4, podemos perceber que tem apenas a caixa para fazer a pesquisa e a opção de procura, como aplicativos, configurações, arquivos, e-mails, etc.

figura-4

Gerenciador de tarefas

Muito mais “enxuto”, o novo Windows 8 mostra uma lista dos programas que estão executando no momento, como podemos observar na imagem 5. E para encerrar um aplicativo basta selecionar e clicar no botão “Encerrar tarefa” se você clicar no botão de “mais detalhes” você terá acesso a uma lista de aplicações e processos que estão em segundo plano, juntamente com um mapa de calor do CPU e da memória. Como mostra na imagem 5.

figura-5

 

Transferência de arquivos

O sistema de cópia de arquivos foi melhorado. Quando o usuário precisar copiar vários arquivos ao mesmo tempo, ficará tudo na mesma janela, com isso, para o usuário ficará mais fácil o acompanhamento dos arquivos. E o melhor você terá a opção de pausar uma transferência e também poderá ver a velocidade de transferência de um arquivo basta o usuário clicar no botão Mais Detalhes. Como mostra na imagem 6.

figura-6

Gostaram? Vejam também o post sobre como personalizar o seu Windows 8.

Obrigado pessoal, ate à próxima!

Autor:

Eduardo Florence

Eduardo Florence

Professor de Informatica da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em técnico em informatica na escola técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" - Cora Coralina

Comentários: