Acesse também o blog dos outros cursos Microcamp SP

Gravando CD/DVD no Nero Express


2 de julho de 2012

Se você ainda não sabe gravar uma mídia ou quer conhecer um software mais simples e eficiente, veja o tutorial do Nero Multimedia. Você vai descobrir que as mídia não são todas iguais. O pacote do Nero Kwik Media - você baixa gratuitamente.

Sobre as Mídias

Antes de colocar para gravar seu disco, veja todas as informações importante: CD ou DVD? Qual o tamanho? De acordo com o Tutorial, a mídia pode fazer diferença, você vai ver. Veja que na foto as informações estão na parte de cima da mídia que informa um DVD-R da PHILIPS que suporta 4,7 GB de capacidade em gravação de DADOS e em caso de gravação em VÍDEO ele suporta 120 min somados a todos os arquivos de vídeo com velocidade entre 1x e 16x.

DICA: não se deve gravar com velocidade maior que 1 e 6, o risco de erros é grande. Recomenda-se também não gravar no limite, o meio termo é a melhor opção para evitar problemas.

Antes de comprar sua mídia, sempre verifique a marca e as informações do disco para ver se está de acordo com o que pretende gravar.

Conhecendo o Nero Express

A página inicial muito simples e intuitiva:

Há 4 opções de gravações:

Dados: É possível gravar dados de todos os tipos, como música, vídeos, textos, pastas…

Música: Como o próprio nome diz, é a gravação somente de áudio. Este tipo de gravação fará com que sua mídia reproduza em todas plataformas de som, devido a extensão do arquivo.

Vídeos: A gravação de vídeos é mais específica, com extensões de aquivo já determinadas, visando maior qualidade e reprodução nos aparelhos de reprodução de imagem e audio.

Imagem/Projeto/Cópia: Nesta função você pode gravar um disco através de um projeto feito e salvo pelo programa ou em forma de disco imagem criado ou baixado anteriormente, os arquivos ISO. É utilizado também para cópias de DVDs ou CDs.

Dica: A gravação em dados pode ser reproduzida no computador ou aparelhos eletrônicos. É possível a gravação de música e vídeo em um mesmo disco – com diferentes extensões de arquivo, mas é necessário conhecer que extensões o leitor do seu aparelho é capaz de reproduzir.

Gravação

1° Passo

Clicar em “dados”  > “DVD de Dados” (á sua escolha)

Nesta tela, há um botão ao lado esquerdo da tela, ele abrirá uma aba com outras informações. O mais importante é saber que no caso de usar MÍDIA RW (Regravável) e que já tenha sido utilizada antes, você deverá utilizar a função “Limpar disco”caso queira apagar o conteúdo para uma nova gravação. Em caso de ser uma mídia virgem não precisará se preocupar.

2° Passo

Clique no botão “+ Adicionar” e busque o arquivo que deseja gravar.

3° Passo

Na janela aparecerá algumas especificações. O “Modificado” é a data de criação ou alteração do arquivo.

 

 

Veja quanto espaço ocupará o arquivo na mídia do DVD, em verde. A gravação não será concluída se ultrapassar o limite de espaço do disco. No exemplo, você vê a barra em vermelho, que indica quanto ultrapassou da capacidade de armazenamento. Então, verifique antes de avançar o processo: exclua alguns arquivos ou separe os arquivos e grave em duas mídias.


O tamanho de um DVD convencional é de 4483 MB. Há no mercado a opção de uma mídia com mais espaço, 8152 MB. Ao usá-la, mude a opção de gravação, como no exemplo:

4° Passo: CDs Virgens

Adequando o tamanho do arquivo e da mídia,  podemos seguir em frente, clicando em “Avançar”. Uma tela com uma aba a sua esquerda abrirá, ali, poderá  nomear o seu disco, simular a gravação… Nesta opção, alguns itens devem ser configurados antes da gravação. Vamos a eles:

“Image Recorder” é uma opção que gravará um tipo de “CD virtual” – é a mesma gravação convencional, mas ao invés de gravar em um CD, ele criará um arquivo no seu computador. Cuidado, antes de finalizar a gravação, verifique se escolheu a opção certa.

A velocidade de gravação também é um ponto importante, que deve ser verificado. Cada mídia tem a velocidade ideal marcada na embalagem ou na parte superior do disco. Ela deve ser respeitada, uma vez que influencia no desempenho da gravação. O gravador também é considerado neste caso, é ele fará a gravação corretamente: uma velocidade muito alta fará com que ele se esforce mais do que o necessário, o risco do disco sair com pequenos erros é grande. CDs ou DVDs gravados com uma velocidade menor, tem mais qualidade na reprodução.

Dica: durante a gravação, evite usar/abrir programas ou aplicativos que usem a memória do seu computador, isso pode atrapalhar a gravação.

Disco/Session-at-once: Significa que o gravador irá gravar em uma única sessão, ou seja, irá gravar uma única vez do começo ao fim o seu disco. Mesmo que seu arquivo não ocupe todo o espaço, ele irá finalizar o disco e você não poderá incluir novas gravações depois disso.

Track At Once: É a gravação por partes, ou seja, o espaço restante do CD ficará disponível para novas gravações.

4° Passo: CDs RW

Para discos regraváveis, aplique a seleção no item seguinte, para que o disco torne a ser gravado mais tarde, sem que precise efetuar uma limpeza do disco.

5° Passo

Agora você já pode colocar sua mídia no gravador e “Gravar”. A gravação e o andamento serão mostrados em porcentagem para que você acompanhe o processo. Isso garante que a gravação saia como planejou.

Baixe o Nero Kwik Media Gratuitamente direto do site na Nero clicando aqui!

Valeu pessoal, aproveitem o programa Nero Express!

Autor:

Andressa Ramos

Andressa Ramos

Sou formada em Espanhol pelo C.E.L (Centro de Línguas), comecei na Microcamp de Santos como aluna, onde fui monitora no curso de Informática. Trabalho atualmente como professora de Informática e Espanhol há 2 anos.

Comentários: