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Aprenda como fazer um sumário no Word


11 de setembro de 2012

Sumário. Você, com certeza, já precisou fazer um destes e, diante dos mais variados tipos de "jeitinhos" que inventou, teve um trabalhão. Se você ainda não passou por isso, guarde esta dica, ela será muito útil: aprenda a maneira mais simples e eficiente para fazer um sumário.

Esse é o tipo de coisa que não usamos muito, mas quando precisamos, dá um trabalho e tanto. Principalmente se você já fez um TCC, não é verdade?
Neste post veremos um passo a passo de como fazer um sumário de forma simples. Para isso, utilizaremos como exemplo um livro de receitas.

1º Passo: Aplicação de Estilo

Você deverá selecionar os títulos das receitas.

Em seguida, na guia Página Inicial, aplique estilo “Título 1” em cada um dos títulos das receitas. Isto deve ser feito porque o Word interpreta o que deve ser colocado no sumário através da aplicação de estilos.

Caso você deseje alterar a formatação do estilo, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do estilo e clicar na opção Modificar.

Na janela que surgir, selecione a formatação desejada.

Para inserirmos subtítulos no sumário, devemos selecioná-los e aplicar “Título 2”. Em nosso exemplo, faça isso nos ingredientes.

Desta maneira, poderemos aplicar mais um nível após o subtítulo, basta selecionar o subtítulo desejado e aplicar “Título 3”. Em nosso exemplo, faça isso no modo de preparo.

2º Passo: Quebras de seção e aplicação de números nas páginas

A partir de agora, deverão ser feitas duas quebras de seção, uma para a capa e outra para o sumário. Não basta fazer quebra de página, pois com a quebra de página não há possibilidade de tirar o vínculo com as páginas anteriores, ou seja, se apagarmos o número de uma das páginas, as demais serão apagadas por consequência.

Portanto, faça o seguinte: posicione o cursor no início do documento, antes do nome da primeira receita.

Com o cursor já posicionado, aplique duas quebras de seção. Uma reservada para a capa do livro de receitas e outra para o sumário. Para isso, acesse a guia Layout da Página, clique na opção Quebras, Próxima Página (faça 2 vezes).

Em seguida, posicione o cursor no topo da primeira página em branco e aplique número nas páginas. Para isso, vá ao menu Inserir, Número de Página, Fim da Página, Número sem Formatação 3.

Em seguida, deveremos tirar o vínculo entre as páginas. Vá até a página 2, clique no número e desabilite a opção Vincular ao Anterior que se encontra na guia Design.

Repita o processo anterior na página 3.

Em seguida, os números das páginas 1 e 2 poderão ser apagados sem problemas. Os números da página 3 em diante não serão afetados porque já tiramos os vínculos.

3º Passo: Fazendo a inserção do Sumário.

Vá até a segunda página e posicione o cursor no topo. Em seguida, acesse a guia Referências. Clique em Sumário, opção Inserir Sumário.

Na janela que surgir, há opções para:

1 – Visualizar Impressão

a-) Mostrar números de página
b-) Alinhar números de página à direita.
c-) Preenchimento de tabulação (espaço entre o tópico e o número da página, poderá escolher entre alguns tipos de traçado, ou optar por nenhum).

2 – Visualizar Web

a-) Usar hiperlinks em vez de números de página (com esta opção ativada, assim que clicarmos em um dos títulos o Word se encarrega de nos encaminhar para a página clicada).

3 – Geral

a-) Formatos (poderá escolher entre os modelos de sumário disponíveis).
b-) Mostrar Níveis (Em nosso exemplo utilizamos os três níveis: “Título 1”, “Título 2” e “Título 3”).

Em nosso exemplo deixaremos o Sumário com as seguintes opções:

Certo, passamos pelo mais difícil! Agora basta posicionar o cursor no Início do Sumário, antes do bolo de chocolate.

Em seguida, pressione a tecla Enter para a primeira linha ficar disponível e digite Sumário nesta linha, com as seguintes especificações:

  • Fonte: Arial
  • Tamanho: 14
  • Negrito

Seu sumário ficará assim.

PRONTO! Agora basta criarmos uma capa interessante na primeira página!

Aproveite para inserir bordas nas páginas através da guia Layout da Página.

Na janela que surgir, poderão ser definidas as especificações da borda:

Obs. final: caso necessite inserir um novo capítulo, não será necessário apagar o sumário, pois há a possibilidade de atualização. Basta clicar com o botão direito do mouse e clicar na opção atualizar campo.

Surgirá uma janela para escolher entre: atualizar apenas os números de página ou atualizar o índice inteiro.

Espero que as dúvidas tenham sido solucionadas pessoal. Até breve.

Autor:

Andressa Ramos

Andressa Ramos

Sou formada em Espanhol pelo C.E.L (Centro de Línguas), comecei na Microcamp de Santos como aluna, onde fui monitora no curso de Informática. Trabalho atualmente como professora de Informática e Espanhol há 2 anos.

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